PNEUS, CÂMERAS E GENTE HONESTA

marcelo vigneron
 

Há mais de 30 anos, na década de 80, passei um tempo vivendo na França. Eu estava no começo da minha carreira de fotógrafo e recomendei a uma amiga uma câmera fotográfica simples e robusta, daquelas fabricadas no antigo bloco socialista, um equipamento relativamente barato, porém sólido e com lentes muito boas. 
Entretanto aquela câmera logo apresentou um defeito elétrico no medidor de luz e eu, é claro, me ofereci para tentar conseguir o atendimento em garantia; já apavorado com o histórico de dezenas de experiências frustrantes vividas no Brasil em situações semelhantes.
Treinei e estudei algumas frases e argumentações para utilizar quando o lojista tentasse fugir à responsabilidade, coloquei minha melhor roupa e fui para a loja preocupado e com um peso do estômago.
Lá, eu mal tirei a câmera da sacola e comecei a balbuciar e descrição do problema ao balconista quando ele pediu licença, pegou a câmera defeituosa, trouxe outra novinha na caixa e pediu desculpas pelo transtorno.
Saí dali maravilhado, com o problema rapidamente resolvido e pasmo por viver uma experiência desconhecida até então.
Brasil, 32 anos mais tarde. Percebo que o pneu traseiro de uso misto que comprei para a minha moto há 3 anos está com rachaduras em volta dos gomos e começa a abrir a borracha no fundo dos sulcos também. Situação bem perigosa numa moto. Eu já havia lido em alguns fóruns na internet que alguns pneus daquele tipo (Metzeler Tourance), apresentaram este defeito. A garantia era de 5 anos e meu pneu defeituoso ainda tinha bastante borracha para rodar.
Liguei para o vendedor, o meu velho conhecido Cristiano da loja do Brooklin da tradicional Casa Fernandes de Pneus em São Paulo. Ele me pediu para passar lá e fui no dia seguinte. O problema descrito foi constatado na loja e em minutos foi colocado um pneu novo em garantia.
Saí dali com tudo zerado, problema resolvido e dor de cabeça zero. Lembrei da situação vivida há mais de 30 anos na França, país que conheço bem e que considero exemplar em vários aspectos da vida cidadã. 
Parabéns Cristiano e parabéns Casa Fernandes pelo tratamento exemplar e profissional, atitude de gente séria, honesta e adulta. Atitude que merece ser exaltada, divulgada e admirada nesta pátria desesperada chamada Brasil, nestes tempos obscuros onde a desonestidade tem se tornado padrão de comportamento social. 
Obrigado e um abraço grande,
Fevereiro de 2018
Marcelo Vigneron
 
Venha conhecer a Casa Fernandes! #VempraFernandes