BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS EM VIAGENS DE CARRO

Dicas de brincadeiras para viajar com as crianças de carro

Viajar com crianças, seja em carro, avião ou ônibus requer alguns cuidados e planejamento prévios, principalmente quando a viagem é longa ou que exija esperar muito em congestionamentos, nas filas dos aeroportos ou nas rodoviárias. As crianças têm limite e é normal.

Por esta razão, é muito importante não só que os pais estejam equipados com maletas e lanchinhos, como também de brincadeiras para passar o tempo e entreter as crianças durante a viagem. Muito importante também é que todos estejam com cinto de segurança e que os jogos não tirem a atenção da pessoa que está dirigindo.

Fonte: Guia Infantil / Foto: Bradley Gordon

Brincadeiras para as crianças em viagens de carro

Brincadeiras para criança durante viagem de carro

Quando a criança ainda é um bebê, não se necessita muita coisa para entretê-lo. Os bebês dormem muito e quando estão despertos, só necessitam de leite e de um brinquedinho que tenha barulhinho. Se a mãe ou o pai vai atrás com o bebê, também vale cantar uma canção (ou colocar um CD de música) ou contar uma música infantil para que o pequeno se relaxe.

Há famílias que têm o carro todo equipado com aparelhos de DVDs portáteis e até telinha para que as crianças possam ver os seus filminhos preferidos. Mas se este não for o seu caso, não se preocupe, existem muitas brincadeiras que podem distrair os seus filhos.

1- A letra proibida

Consiste em que um dos jogadores escolhe uma letra proibida, ou seja, a letra que, durante todo o período estipulado, não se pode dizer. Não vale ficar calado. O primeiro que falar qualquer palavra ou frase com a letra proibida, abandona a brincadeira. Ganha o jogador que sobrar.

2- Era uma vez...

Esta brincadeira consiste em construir uma história com os personagens ou paisagens que vejam pela janela do carro. Um dos jogadores (sorteado) começa dizendo, por exemplo: “Era uma vez uma árvore...” O seguinte jogador tem que repetir a frase dita pelo primeiro jogador e continuar a história, como por exemplo: “Era uma vez uma árvore, no meio de um campo verde...” O jogo continua até que não se tenha nada que falar. O último será o ganhador.

3- A hora do show

Um jogador escolhe uma palavra com a qual terão que cantar uma música que tenha esta palavra. O participante que cantar qualquer música com essa palavra ganha um ponto. O jogo continua até que todos os jogadores tenham sugerido ao menos uma palavra. Ganha o jogo quem tiver mais pontos.

4- De olho na cor dos carros

Cada jogador escolhe uma cor de carro. Cada vez que passe um carro da cor escolhida por um dos jogadores, ele ganha um ponto. Ganha o jogo aquele que tiver mais pontos.

5- Jogo das letras

O primeiro jogador diz uma letra e uma palavra (animal, alimento, nome, flor, mês...) que comece com esta letra escolhida. O seguinte jogador terá que dizer uma palavra que comece com a mesma letra. Exemplo: “Animais que começam com a letra A. “Avestruz!”, e o outro: “Abelha”... e assim, até que não exista mais possibilidades. O seguinte jogador escolhe outra letra e outro tema.

6- Uma lista de compras

Este jogo consiste em que os jogadores façam uma lista de produtos para comprar no supermercado. Por exemplo: o primeiro diz: “Eu vou ao supermercado para comprar sabonete”. O seguinte jogador diz: “Eu vou ao supermercado para comprar sabonete e bolacha”. E o seguinte: “Eu vou ao supermercado para comprar sabonete, bolacha e suco...” E assim por diante.

Curtiu as dicas? Não esqueça de passar na Casa Fernandes Pneus para aquele check-up nos pneus de seu carro antes de seguir viagem com a criançada!