• Home
  • Notícias
  • CALIBRAR SEUS PNEUS CORRETAMENTE PODE ECONOMIZAR UM TANQUE DE GASOLINA POR ANO

CALIBRAR SEUS PNEUS CORRETAMENTE PODE ECONOMIZAR UM TANQUE DE GASOLINA POR ANO

Veja dicas para não desperdiçar dinheiro e ainda correr riscos por andar com os pneus fora das especificações de segurança

Fonte: UOL CarrosCalibrar seus pneus corretamente pode economizar um tanque de combustível por ano

Muita gente não sabe ou dá atenção, mas o hábito de calibrar regularmente os pneus e de forma correta é essencial para manter seu carro estável, reduzir o consumo de combustível e prolongar a vida útil dos pneus. De acordo com a DPaschoal, o hábito é capaz de aumentar sua durabilidade em até 25%.

De acordo com a Continental, com base em recente pesquisa realizada em 100 postos de combustível das cidades de São Paulo e Jundiaí, 34% dos motoristas consultados estavam rodando com pneus descalibrados, de um total de 3,5 mil veículos vistoriados. Segundo a empresa, a cada 3 psi abaixo da especificação indicada, o consumo aumenta em 2%.

Para se ter uma ideia, segundo a fabricante de pneus, ao rodar 30 mil km em um ano com a pressão abaixo da recomendada esse desperdício resulta em aproximadamente 55 litros de combustível. 

O aumento no consumo por conta da pressão baixa acontece porque, com os pneus mais murchos, a área de contato da banda de rodagem com o solo aumenta, elevando também o atrito com o piso e, consequentemente, ampliando a resistência ao rolamento. Com isso, é preciso de mais força para fazer o veículo rodar... E aí o consumo sobe também.

Desgaste

Além disso, o pneu sofre mais desgaste, especialmente nos "ombros", que são as extremidades da banda de rodagem, reduzindo a aderência e elevando o risco de aquaplanagem e acidentes. Exposto a mais calor e sofrendo mais, ele também pode estourar com o automóvel em movimento.

Mas fique atento: calibrar o pneu acima da especificação também traz problemas: isso reduz o contato com o solo, prejudica a aderência e sobrecarga as suspensões e a parte central da banda de rodagem. Confira dicas para calibrar corretamente seus pneus (Fontes: DPaschoal e Continental): 

  • Calibre os pneus ainda frios e semanalmente. A especificação recomendada no manual do fabricante determina a pressão em psi nessa condição -- como o ar se expande com o calor, calibrar com os pneus quentes acaba resultando em uma pressão real menor que a correta. A Continental recomenda fazer o ajuste com o veículo parado há pelo menos uma hora ou que tenha rodado não mais de 3 km em velocidade reduzida. 
  • Em caso de viagens rodoviárias mais longas e com mais carga a bordo, a pressão também deve ser aumentada de acordo com as especificações do fabricante. Não esqueça de incluir o estepe no processo.
  • Para consultar a pressão correta dos pneus, consulte o manual do proprietário ou verifique a etiqueta que geralmente é fixada na parte interna das portas, no batente ou no bocal do tanque de combustível.
  • Além da calibragem, é preciso ter outros cuidados para prolongar a vida útil dos pneus, como verificar o balanceamento e o alinhamento a cada 10.000 km. Também verifique em uma empresa especializada a necessidade de fazer o rodízio para garantir o desgaste regular de todos os pneus, inclusive o estepe.
  • Se possível, prefira fazer a calibragem em redes especializadas em pneus, que têm equipamento mais preciso para determinar a pressão correta na comparação com os postos de combustível. 

Conte com a Casa Fernandes Pneus para cuidar dos pneus de seu carro!